Conteúdo
- O que exatamente é o Fediverso?
- As Plataformas do Fediverso
- Conheça as diferentes plataformas do Fediverso
- Algumas dicas para uma boa experiência no Fediverso
O Que Exatamente é o Fediverso?
O Fediverso – uma junção de “federação” e “universo” – é um conjunto de plataformas digitais utilizadas para a publicação de textos e mídias. Sua principal característica é ser descentralizada e usar protocolos de comunicação abertos1. Ys usuáriys podem criar suas identidades em qualquer uma das plataformas instaladas em diferentes servidores (chamados de “instâncias”) e, através de um único perfil, interagir e trocar informações com todos os outros perfis e instâncias dessa rede que já conta com milhões de pessoas conectadas no planeta.
A rede do Fediverso é feita de “instâncias”, ou “servidores”, que são os computadores onde a plataforma e seus dados estão armazenados. Por exemplo, se quiser fazer parte do Mastodon, você pode criar uma conta na instância mastodon.social ou mas.to, ou qualquer outro servidor do Mastodon. Se tiver um pouco de conhecimento técnico, você pode até mesmo hospedar seu próprio servidor.
Migrar entre diferentes instâncias é fácil, e você pode levar seus contatos e seguidorys com você, então não se preocupe em escolher a instância certa de primeira. Apenas se cadastre, veja o que acha, e você poderá mudar pra outra instância ou outra rede se encontrar alguma que combine mais com você.
E por usar protocolos abertos, qualquer pessoa pode criar um aplicativo para acessar as diferentes plataformas do Fediverso. Mais adiante, vamos falar sobre cada uma das plataformas e listar os aplicativos mais populares para cada uma.
O Fediverso é uma alternativa fundamental para a redistribuição da Internet, porque proporciona autonomia a usuáriys e coletividades, fortalece o senso de comunidade e oferece alternativa às plataformas corporativas de mídias sociais.
As plataformas do Fediverso
O Fediverso é composto por uma grande variedade de tecnologias e plataformas com características e recursos similares aos das plataformas comerciais de mídias sociais, com a vantagem que podem ser instaladas em qualquer servidor e permitirem a comunicação entre todys usuáriys da rede federada.
O mais importante é que, independente de qual plataforma você escolher, você consegue interagir e se comunicar com quem está nas demais.

Conheça as diferentes plataformas do Fediverso:
Mastodon
Plataforma de microblogging, semelhante ao Twitter, X ou BlueSky. É talvez a mais popular das plataformas do Fediverso. Nela você pode postar textos curtos, imagens e vídeos, enquetes, responder e impulsionar (como um retweet) as publicações de outras pessoas. O limite de caracteres das postagens varia de instância para instância. Algumas mantém o limite original de 500 caracteres, mas muitas possuem limites maiores, como 1.000 ou até 10.000 caracteres.
Nela você pode seguir e acompanhar contas nas demais plataformas de microblogging (Misskey, Sharkey, Akkoma, etc.), do Friendica, do Pixelfed, seguir canais e comentar vídeos do Peertube, áudios do Castopod ou Funkwhale, ler ou responder a discussões do Lemmy, etc.
Principais apps
Mastodon (oficial), Moshidon, Fedilab e Pachli.
Lista de instâncias:
- organica.social – instância genérica hospedada no território ocupado pelo Estado brasileiro.
- ayom.media – instância autogestionada e focada em pessoas afro-ameríndias, comunistas e/ou anarquistas.
- bantu.social – instância para pessoas não-brancas brasileiras.
- bolha.us – instância construída por pessoas da comunidade de tecnologia.
- bolha.one – instância sem tema específico, voltada para falantes de português.
- burnthis.town – instância brasileira onde são bem-vindes todas as pessoas que não reproduzam discurso de ódio, racismo, lgtbfobia, machismo, misoginia.
- conversafiada.net – instância brasileira que “tenta ser um espaço feminista, antirracista, anticolonialista, acessível e inclusivo à pessoas trans e não-binárias.”
- jornalismo.social – Uma instância para jornalistas que desejam ter um primeiro contato com o Fediverso.
- ursal.zone – instância voltada para pessoas latino-americanas que se identifiquem como progressistas, antifascistas e contrárias a toda e qualquer forma de opressão, exploração e humilhação entre seres humanos.
- kolektiva.social – instância fundada por Antimídia e subMedia dedicada a pessoas anarquistas e anticoloniais de todas as partes do mundo (posts principalmente em inglês).
- colorid.es – Uma instância com foco em pessoas queer/LGBTQIAPN+ (a moderação desta instância é bem rígida e se criar conta aqui você pode não ter acesso ao conteúdo de outras instâncias, como kolektiva.social e bolha.one).
- bertha.social – instância curada por cientistas que visa promover a divulgação científica.
- cwb.social – instância para pessoas relacionadas à cidade de Curitiba.
- mastodon.bahia.no – instância para quem mora na Bahia, é baiany mas está longe de casa, ou é baiany de coração.
- rocktriste.club – instância brasileira de esquerda. Apesar de ser dedicada às pessoas fãs de música alternativa, qualquer assunto é bem-vindo.
- piupiupiu.com.br
- novaparis.art.br – instância para conversas sobre arte em geral, ciência, tecnologia, fotos de pets… E qualquer outro devaneio que surgir.
- uirapuru.ibict.br – instância do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
- mato.social
Misskey / Sharkey
Plataformas de microblogging muito similares ao Mastodon. Porém com o diferencial de customização das publicações em texto, onde é possível adicionar efeitos. E ao invés de favoritar posts, você pode reagir com emojis. E o limite padrão de caracteres por postagem é 3.000. Você também pode organizar seus favoritos em categorias, chamadas de “clips”.
Principais apps
Miria, Aria, Flare.
Lista de instâncias:
- capivarinha.club – instância em português que busca um ambiente relaxante com uma pitada de rebeldia.
- transfem.space – instância em inglês para pessoas transfemininas e apoiadorys.
Pixelfed
Plataforma de compartilhamento de imagens que permite a criação de álbuns, postar até 12 imagens por publicação, comentários, similar ao Instagram, inclusive com filtros para as fotos, possibilidade de marcar pessoas nas fotos e a postagem de “stories”, que duram 24h.
Você também pode seguir pessoas de outras plataformas, como o Mastodon, só poderá visualizar as postagens que tiverem imagens ou vídeos nelas. Posts de texto puro não são mostrados, nem podem ser publicados no Pixelfed.
Principais apps
Pixelfed (official), Pixeldroid, Pixelix.
Lista de instâncias:
- bolha.photos – instância genérica brasileira.
- pixl.pt – instância genérica de Portugal.
- gram.social – instância genérica hospedada na Alemanha.
- punk.photos – instância dedicada ao punk.
- milpamerica.org – instância latino americana dedicada à ação climática.
- pixelfed.art – instância dedicada às artes visuais.
- pixelfed.social – instância fundadora do Pixelfed.
- fotolibre.social – instância em espanhol para entusiastas da fotografia.
- hidden.pics – instância dedicada a trabalhos de adultos, amigável à comunidade LGBTQIAPN+.
Peertube
Plataforma de hospedagem de vídeos, similar ao Youtube. É possível acessar, publicar e descobrir vídeos e canais de vídeo, que podem ser seguidos e comentados por pessoas das outras plataformas do Fediverso.
Principais apps
Peertube (oficial), Thorium, NewPipe, P2Play.
Lista de instâncias
- bolha.tube – instância genérica em português.
- kolektiva.media – instância internacional focada em conteúdos anarquistas e anticoloniais. Novas contas devem ser requisitadas pelo e-mail kolektiva@riseup.net.
- yiny.org – instância dedicada à música e cultura punk e libertária.
- videos.coletivos.org – instância lusófona ligada a movimentos sociais.
- peertube.lhc.net.br – instância das pessoas associadas, frequentadoras e amigas do Laboratório Hacker de Campinas.
- tv.pontosdeculturamg.org.br – instância de difusão da cultura mineira e do trabalho dos pontos de cultura.
- exatas.tv – instância para a divulgação de conteúdo didático sobre Ciências Exatas & Engenharias, bem como conteúdo lúdico e recreativo dentro deste mesmo escopo.
Loops
Nova plataforma para vídeos curtos. Talvez similar aos reels do Instagram. Ainda em fase Beta e não existem muitas instâncias. No momento em que escrevemos não encontramos nenhuma específica em português. Você pode criar uma conta na instância oficial do projeto em: joinloops.org.
Lemmy
Plataforma de fóruns de discussões e agregadora de links estilo Reddit. O conteúdo é organizado em comunidades e votos são utilizados pra trazer os itens mais populares ao topo.
Principais apps
Jerboa, Thunder, Eternity, Voyager.
Lista de instânciasFunkwhale
Castopod
Plataforma de podcasts. Nela você pode acessar, publicar e descobrir conteúdo de áudio. Você também pode usar sua conta no Castopod pra divulgar seu podcast via RSS para outras plataformas, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, etc.
Lista de instâncias
Friendica
Rede social similar ao Facebook. Você pode postar textos, imagens, criar eventos e organizar seus eventos em um calendário, etc.
Lista de instâncias:
Writefreely
Plataforma que permite que você hospede e construa seu próprio blog minimalista, que as pessoas no Fediverso podem seguir para atualizações, compartilhar ou comentar com suas contas em outras plataformas do Fediverso.
Lista de instâncias
Bookwyrm
Plataforma que permite que você registre os livros que lê, escreva e compartilhe resenhas, converse sobre livros e descubra novas leituras.
Lista de instâncias
Mobilizon
Plataforma que permite criar e compartilhar eventos e atividades, que podem ser divulgadas no Fediverso ou por e-mail e adicionadas em sua agenda, gerenciar sua participação nessas atividades e também criar e administrar grupos com páginas publicar para organizar a sua comunidade.
Lista de instâncias:
- animalliberationsummit.org – instância dedicada à libertação animal.
- mobilizon.com.br – instância brasileira.
Funkwhale
Plataforma para hospedar, ouvir e descobrir músicas e podcasts.
Lista de instâncias:
- open.audio – plataforma generalista.
- buzzworkers.com – plataforma especializada em música eletrônica experimental.
- funk.gravitywell.xyz
- music.humanoids.be
ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA EXPERIÊNCIA NO FEDIVERSO
- Preencha o seu perfil. Coloque uma foto, escreva um textinho, mesmo que simples. Muitas pessoas não permitem que perfis vazios ou que suspeitem que são bots ou golpes as sigam;
- Leia as regras da sua instância, geralmente estão na página “Sobre”.
- Faça uma postagem se apresentando com as hashtags #Apresentação e #Introdução. É uma boa forma de conhecer pessoas e começar a popular sua linha do tempo.
- Além de seguir pessoas, você pode seguir #hashtags faça uma busca por assuntos do seu interesse e comece a seguir algumas. No Fediverso não tem algoritmo tentando presumir o que você quer ver.
- Ao postar uma imagem, faça uma descrição dela (alt) ajuda pessoas com deficiências visuais e é bem visto pela comunidade e muitas pessoas só impulsionam postagens com imagens se essas possuem descrição.
- Algumas plataformas, como Mastodon permitem que você filtre as publicações das linhas públicas para remover aqueles idiomas que você não entende ou não tem interesse. No Mastodon está em Preferências > Outro > Linhas Públicas.
Notas:
- Os protocolos abertos são protocolos que permitem qualquer pessoa ou empresa ter acesso ao seu código. Isso significa que qualquer desenvolvedory pode usar, modificar e até mesmo distribuir o protocolo. Por outro lado, os protocolos fechados são controlados por uma empresa ou entidade específica que não permite acesso ao código, limitando a sua modificação e distribuição. ↩︎
