Em seu quarto ano de existência e naquele que, espera-se, foi o último ano de Jair Bolsonaro em qualquer posição de poder.

Neste ano lançamos 14 vídeos, todos legendados em português, espanhol, inglês e a maioria também em francês.

Janeiro

Começamos janeiro lançando um vídeo de apoio à Teia dos Povos, que buscava ajudar os territórios do sul da Bahia a se reconstruir após as fortes chuvas que ameaçaram a região. Este vídeo foi lançado em versões completas com áudio em inglês, espanhol, francês e alemão, que podem ser encontradas aqui.

Ainda em janeiro demos continuidade à nossa série Vozes Anarquistas. O primeiro episódio do ano contou com a ativista travesti Angie Barbosa falando sobre O Estado e a Violência Contra Corpos Trans.

Fevereiro

No segundo episódio do ano, Vozes Anarquistas apresenta Facção Fictícia analisando a brutal morte de Moïse Kabagambe, imigrante congolês que foi assassinado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Março

Depois que Monark defendeu a existência de um partido nazista em um podcast, nos juntamos com a Facção Fictícia para fazer este vídeo traçando paralelos entra o nazismo, o genocídio de povos indígenas e o Estado brasileiro.

Maio

A pedido dys companheirys de Rojava, produzimos este vídeo frente a uma nova ofensiva do Estado fascista turco, que têm usado inclusive armas químicas contra rebeldes no Curdistão. Este vídeo também foi publicado em versão com áudio em inglês, que pode ser encontrada aqui.

Publicamos também o relato na íntegra que nos foi enviado de Rojava.

Junho

Em junho, foi a vez de João Damasceno participar de Vozes Anarquistas, comentando sobre a brutal chacina no Complexo da Penha e o assassinato de Genivaldo de Jesus Santana pela Polícia Rodoviária Federal.

Pela segunda vez participando de Vozes Anarquistas, Acácio Augusto comenta sobre os desdobramentos do assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips, vítimas da guerra colonial amazônica.

Breve vídeo que realizamos após o assassinato de indígenas do povo Guarani Kaiowá em solidariedade e para lembrar que não apenas os assassinos e mandantes devem ser responsabilizados, mas também aqueles que os financiam. Este vídeo também está disponível em versões em inglês e espanhol.

Julho

Após uma menina de 11 anos ter seu aborto, resultado de estupro, negado, Flávia Lucchesi participou de Vozes Anarquistas para falar sobre aborto e a autonomia dos corpos com útero.

Agosto

Quando grande parte da esquerda e dos movimentos sociais se concentraram em garantir a vitória de Lula sobre Bolsonaro, nos juntamos com Facção Fictícia para mais uma peça da Outra Campanha para falar dos limites do voto na luta contra o fascismo.

Setembro

Quando o assassinato de Zhina Amini pela polícia moral iraniana levou pessoas às ruas por todo Irã, produzimos este vídeo em parceria com a Federação Anarquista Era para divulgar a corajosa resistência das mulheres iranianas contra a República Islâmica. Este vídeo também foi produzido em inglês e árabe.

Dezembro

Quando boa parte das mídias de esquerda pediam punição para apoiadorys de Jair Bolsonaro que bloqueavam rodovias por todo país pedindo golpe de Estado, achamos que era importante lembrar do risco que é criminalizar táticas de ação direta e legitimar ferramentas do Estado que existem para nos reprimir.

Nos vemos em 2023!